Mercado Imobiliário de Dubai: Crescimento Sustentado em 2024
O mercado imobiliário de Dubai continuou seu forte crescimento no segundo trimestre de 2024, com os preços das propriedades aumentando 21,3% no último ano. Essa tendência é atribuída à oferta limitada e ao fortalecimento do fenômeno "comprar para morar", como revelado em uma análise de uma consultoria global de imóveis.
Os preços médios das casas subiram 21,3% nos últimos 12 meses, com as vilas superando os apartamentos. Os preços de venda das vilas aumentaram 24,3%, atingindo 1.896 dirhams (Dh) por pé quadrado, o que é 28% superior ao pico de 2014. Segundo o Relatório do Mercado Residencial de Dubai do 2º Trimestre de 2024 da Knight Frank, a demanda contínua por casas independentes à beira-mar e residências de marca contribui para esse crescimento. O relatório "Destino Dubai 2024" indicou que compradores internacionais são atraídos principalmente pelo acesso a espaços verdes, centros de bem-estar e localizações à beira-mar.
O mercado de habitação de luxo também mostrou forte crescimento, particularmente nas áreas de Palm Jumeirah, Jumeirah Bay Island, Jumeirah Islands e Emirates Hills, coletivamente conhecidas como "Dubai Premium". Aqui, foi registrado um aumento de 7% nos preços, com uma média de 3.706 dirhams por pé quadrado até o final do primeiro semestre de 2024. Em termos de vendas, Palm Jumeirah liderou com 853 casas vendidas, representando 89,3% das transações premium no primeiro semestre. Jumeirah Islands ficou em segundo lugar (5,03%), seguida por Jumeirah Bay Island (3,56%) e Emirates Hills (1,05%).
Faisal Durrani, Chefe de Pesquisa na região MENA, destacou que a trajetória de aumento dos preços das propriedades em Dubai permanece inalterada, refletindo uma demanda sustentada tanto de compradores domésticos quanto internacionais. "A mudança na preferência dos compradores — de compras puramente voltadas para investimento para aquelas com intenção de uso pessoal — reduz o número de propriedades disponíveis no mercado, aumentando ainda mais os preços, que vêm subindo por 21 trimestres consecutivos", disse Durrani.
No segundo trimestre de 2024, o número de casas disponíveis diminuiu 22,8% em comparação com o ano anterior, caindo abaixo de 100.000 anúncios únicos de casas em um único trimestre pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2022.
A oferta de propriedades de luxo está ainda mais reduzida: o número de casas disponíveis em Palm Jumeirah, Emirates Hills, Jumeirah Bay Island e Jumeirah Islands diminuiu 47% nos últimos 12 meses, restando apenas 2.851 propriedades residenciais. "A diminuição do número de casas na cidade demonstra que os compradores estão cada vez mais adquirindo imóveis para uso próprio ou como casas de férias e segundas residências. Essa mudança de mentalidade reflete a maturidade do mercado, aumentando ainda mais seu apelo para compradores e investidores adicionais", acrescentou Petri Mannila, Chefe da divisão de Residências Prime nos EAU.
A Knight Frank atualizou sua previsão para o número de propriedades residenciais a serem concluídas até 2029. Atualmente, um total de 308.099 unidades habitacionais estão planejadas ou em construção, com 82% sendo apartamentos e o restante vilas. Isso significa uma média de 51.350 casas por ano nos próximos seis anos, superando a média de longo prazo de 30.000 casas por ano. No entanto, esse número ainda está aquém das 73.000 casas por ano estimadas pela Knight Frank, que seriam necessárias para acomodar a população planejada de Dubai de 7,8 milhões até 2040, especialmente considerando que atrasos anuais na conclusão podem chegar a 30-40%.