Coca-Cola nos Emirados é segura, diz ministério

Os produtos da Coca-Cola disponíveis nos Emirados Árabes Unidos são seguros para consumo e não contêm altos níveis de clorato, confirmou o Ministério da Mudança Climática e Meio Ambiente (MoCCaE) na quinta-feira. Após o recall europeu, o ministério e as autoridades reguladoras locais enfatizaram que as bebidas distribuídas nos Emirados Árabes Unidos cumprem os regulamentos e normas de segurança alimentar.
Por que a Coca-Cola é segura para consumo nos Emirados Árabes Unidos?
Os produtos da Coca-Cola nos mercados dos Emirados Árabes Unidos são produzidos localmente em fábricas de engarrafamento localizadas em Abu Dhabi, portanto, não estão sob a jurisdição do recall europeu. Na segunda-feira, a unidade de engarrafamento europeia anunciou um recall em grande escala em vários países após verificações revelarem altos níveis de clorato em certos produtos.
O recall afeta a Bélgica, os Países Baixos, o Reino Unido, a Alemanha, a França e Luxemburgo, incluindo latas e garrafas de Coca-Cola, Sprite e Fanta distribuídas desde novembro.
O que saber sobre o clorato?
O clorato é um composto que pode se originar de desinfetantes à base de cloro amplamente utilizados na purificação de água potável e no processamento de alimentos. Segundo uma opinião científica de 2015 da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), a ingestão em longo prazo e em níveis elevados de clorato pode ser potencialmente prejudicial, particularmente para crianças que sofrem de deficiência leve ou moderada de iodo.
Compromisso das autoridades dos Emirados Árabes Unidos com a segurança alimentar
O MoCCaE assegurou aos consumidores que monitora continuamente a segurança alimentar e colabora com todas as autoridades relevantes para garantir que os produtos disponíveis nos Emirados Árabes Unidos atendam a rígidos requisitos de saúde e segurança.
Essa garantia pode tranquilizar residentes e visitantes que podem continuar a desfrutar dos produtos da Coca-Cola sem se preocuparem com o recall europeu.