Segurança em Piscinas Privadas nos Emirados Árabes

Possuir uma piscina particular é, sem dúvida, um símbolo de conforto e luxo, especialmente durante os meses quentes de verão, quando as pessoas preferem se refrescar no conforto de suas casas. No entanto, o aumento no número de piscinas particulares construídas em áreas residenciais é infelizmente acompanhado por uma tendência preocupante: um aumento nos acidentes de afogamento, particularmente entre crianças.
A gravidade da situação
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o afogamento continua sendo uma das principais causas de mortes acidentais em todo o mundo. Essa tendência também é observada nos Emirados Árabes Unidos, onde vários incidentes trágicos ocorreram nos últimos meses - não apenas em piscinas, mas também em baldes, onde crianças pequenas perderam suas vidas devido à falta de supervisão.
Tais acidentes muitas vezes acontecem em segundos - e quase invariavelmente poderiam ser evitados. Investigações do Departamento de Saúde e Segurança de Dubai indicam que a característica comum na maioria dos casos é que as crianças estavam próximas à água sem supervisão de adultos.
Regulamentos obrigatórios para todos os proprietários de piscinas
O Município de Dubai introduziu diretrizes abrangentes para reduzir o risco de tragédias e tornar o uso de piscinas particulares mais seguro. Estas se aplicam a todas as propriedades residenciais onde há uma superfície de água mais profunda que 30 centímetros - incluindo piscinas infláveis, jacuzzis e piscinas pré-fabricadas.
1. Registro e licenciamento de piscinas
Todas as piscinas particulares devem ser registradas no sistema do Município de Dubai antes do início da construção. Se quaisquer modificações forem feitas posteriormente - como a instalação de escorregadores ou plataformas de mergulho - estas também devem ser pré-aprovadas.
2. Barreiras físicas de segurança
A piscina deve ser separada do resto da casa por uma parede ou cerca de pelo menos 1,2 metros de altura. A cerca não deve ser escalável, nem conter qualquer fenda ou abertura que as crianças possam atravessar. Além disso, é recomendado o uso de uma rede de segurança ou cobertura, que deve estar em conformidade com os padrões internacionais ASTM F1346-91 e suportar o peso de pelo menos dois adultos e uma criança.
3. Restrição de acesso seguro
As entradas para a área da piscina devem ter portões de abertura externa, auto-fechantes e com trinca automática, com fechaduras colocadas a uma altura de pelo menos 1,5 metros - fora do alcance das crianças. Portões automáticos de garagem ou pátio não são permitidos para acesso à piscina.
As janelas com vista para a piscina devem ser equipadas com grades de segurança ou restritores que impeçam a abertura maior que 100 mm. Varandas ao lado da piscina também devem ser equipadas com grades à prova de crianças.
4. Higiene, manutenção e preparação para emergências
O monitoramento da qualidade da água também é um aspecto importante. Os proprietários de piscinas precisam medir os valores de pH, cloro e temperatura diariamente, com verificações mais detalhadas a cada duas semanas e testes microbiológicos a cada dois meses.
Preparações para emergências também são essenciais: toda piscina deve ter um pôster de RCP exposto, além dos números de telefone da polícia, ambulância e defesa civil claramente visíveis. Um kit de primeiros socorros e equipamentos básicos de resgate (por exemplo, vara de escova para piscina) devem estar sempre à mão.
A defesa mais importante: supervisão parental atenta
Não importa quão detalhadas sejam as regras, de acordo com o Município de Dubai, a proteção mais eficaz ainda é a presença contínua e vigilante dos adultos. Ensinar as crianças a nadar, adquirir conhecimentos básicos de salvamento e manter uma presença ativa e atenta são mais valiosos do que qualquer outra medida.
Mais informações
Qualquer pessoa que esteja construindo ou já possua uma piscina e deseje estar em conformidade com os regulamentos de segurança pode entrar em contato com o departamento de saúde e segurança do Município de Dubai pelo telefone 800900, ou pelo email Safety@dm.gov.ae para obter ajuda ou informações de registro.
(Fonte do artigo: Declaração do Município de Dubai.)
Se você encontrar algum erro nesta página, por favor avise-nos por e-mail.