Preços do Ouro Sobem com Dólar Fraco

Os preços do ouro apresentaram ganhos moderados na quarta-feira após dados de inflação mais baixos nos Estados Unidos, que enfraqueceram o dólar e reforçaram as expectativas de mercado para um corte na taxa de juros em setembro. Os investidores estão agora focados nas próximas conversações entre EUA e Rússia, que oferecem uma potencial redução das tensões de guerra.
O preço à vista do metal precioso subiu 0,3% para $3.355,30 por onça, enquanto os futuros de dezembro nos Estados Unidos aumentaram 0,2% para $3.405,50. O dólar mais fraco tornou as compras de ouro mais favoráveis para investidores com reservas de moeda internacional, assim elevando a demanda. Atualmente, o preço paira em torno do nível de $3.350, enquanto o mercado monitora os desenvolvimentos geopolíticos.
O índice de preços ao consumidor dos EUA para julho subiu 0,2% em comparação com o mês anterior, marcando uma desaceleração em relação ao aumento de 0,3% de junho. Em termos anuais, a inflação foi medida em 2,7%. Esse aumento de preços mais moderado fortaleceu ainda mais as expectativas de que o Federal Reserve possa cortar as taxas já em setembro, com outro corte sendo concebível até o final do ano. Um ambiente de taxas de juros baixas tradicionalmente beneficia o ouro, já que ativos sem rendimento se tornam mais competitivos em relação aos títulos.
Em termos de tensões comerciais, um desenvolvimento positivo ocorreu quando os Estados Unidos e a China estenderam um acordo de suspensão de tarifas por mais 90 dias, evitando a reinstalação de altas tarifas mútuas. Esse movimento reduz um pouco a incerteza do mercado, o que também pode apoiar a tomada de risco dos investidores.
No mercado de metais preciosos, a prata à vista subiu 1,2% para $38,35, a platina 1% para $1.348,70 e o paládio 0,8% para $1.138,04 por onça. Nos próximos dias, os investidores estarão atentos ao índice de preços ao produtor dos EUA, aos dados semanais de desemprego e às tendências de vendas no varejo para obter mais orientações sobre a perspectiva econômica e o futuro da política monetária.
(Fonte do artigo: Expectativas para o Encontro de Donald Trump e Vladimir Putin.)
Se você encontrar algum erro nesta página, por favor avise-nos por e-mail.