Nova lei fortalece famílias nos Emirados Árabes
O governo dos Emirados Árabes Unidos introduziu uma nova lei-decreto visando proteger os direitos dos membros da família, fortalecer a estabilidade familiar e apoiar a coesão comunitária. A nova lei inclui disposições que regulam questões de estado pessoal, como a idade legal para casamento, a possibilidade de divórcio em certos casos, e introduz penalidades para negligência ou abuso de pais idosos.
Alterações e Disposições Principais
A nova lei-decreto introduziu várias mudanças significativas na área das relações e direitos familiares, incluindo:
1. Penalidades por Abuso e Negligência de Pais
a. Penalidades aguardam aqueles que abusam, negligenciam ou deixam seus pais idosos sem cuidados.
b. O mesmo se aplica a quem se recusa a fornecer o suporte financeiro necessário aos seus pais.
2. Proteção de Menores e Herança
a. Penalidades são introduzidas para danificar a propriedade de um menor, viagens não autorizadas, dilapidação de herança ou desvio de fundos relacionados à herança.
3. Regulação de Testamentos e Assuntos de Espólio
a. Disposições adicionais foram introduzidas para a regulação de testamentos.
b. Questões relacionadas a herança, testamentos, assim como pensão alimentícia urgente ou temporária e custódia de crianças estão isentas de encaminhamento para centros de reconciliação e orientação familiar.
4. Possibilidade de Procedimentos Acelerados
a. O juiz tem a discricionariedade para encaminhar o caso a um centro de reconciliação e orientação familiar, assim agilizando o procedimento.
5. Modificação das Regulamentações de Casamento
a. A idade legal para casamento é estabelecida em 18 anos.
b. A nova lei permite a transferência de tutela ao tribunal, se necessário, para o casamento.
6. Possibilidade de Divórcio em Casos de Dependência
a. Um cônjuge pode solicitar o divórcio se o outro for dependente de drogas, substâncias psicoativas ou álcool.
7. Direitos e Interesses das Crianças
a. A partir dos 15 anos, uma criança pode decidir com qual dos pais vai morar, enfatizando o melhor interesse da criança.
Fortalecimento da Coesão Social e Estabilidade Familiar
A introdução das novas leis é de extrema importância para os EAU, pois os líderes do país acreditam que a família é a pedra angular da sociedade. O decreto visa não apenas fortalecer os laços familiares, mas também fornecer proteção legal aos membros mais vulneráveis da família.
A modificação das regulamentações de casamento e divórcio ajuda a se adaptar a situações de vida modernas, respeitando tanto os direitos individuas quanto os valores comunitários. Atenção especial é dada à proteção dos direitos e interesses das crianças para assegurar que tenham um ambiente estável e seguro.
Por que essa lei é importante?
A introdução da nova lei envia uma mensagem clara do governo dos EAU: a proteção da família e seus membros é de extrema importância. A proibição da negligência ou abuso de pais idosos e a proteção dos direitos das crianças, assim como a promoção de resolução pacífica dos conflitos familiares, todos contribuem para construir uma sociedade forte e coesa.
Espera-se que a nova lei-decreto tenha um impacto significativo na vida comunitária nos Emirados Árabes Unidos e pode servir de exemplo para outros países na proteção dos direitos e estabilidade das famílias.