Mercado Imobiliário de Dubai em Expansão Contínua
Quase 40.000 novas propriedades na fase de planejamento chegarão ao mercado no último trimestre de 2024. Isso pode aumentar o número total de novas habitações no mercado imobiliário para quase 126.000 este ano. O mercado imobiliário de Dubai enfrenta uma forte onda de oferta em termos de novos projetos, já que vários desenvolvedores planejam lançar cerca de 200 projetos adicionais. Nos primeiros 8 meses do ano, os anúncios para novos projetos atingiram quase 86.000 habitações, com um valor total de vendas de 213,7 bilhões de dirhams. De acordo com o último relatório do Property Monitor da Cavendish Maxwell, espera-se que esses números excedam os 272 bilhões de dirhams do ano passado.
Com quase 200 projetos adicionais monitorados pela equipe do Property Monitor na fase de planejamento, esperamos que os anúncios de novos projetos permaneçam em níveis históricos pelo restante de 2024, adicionando de 35.000 a 40.000 casas ao mercado em fase de planejamento.
Espera-se um crescimento significativo nas atividades de novos desenvolvimentos em várias categorias de preço e comunidades, especialmente para casas nas Dubai Islands, Jumeirah Garden City, Dubai Maritime City, Motor City e Dubai Land Residence Complex, bem como propriedades unifamiliares como townhouses e villas em The Valley, The Acres, The Oasis e The Height Country Club.
Nos últimos dois anos, inúmeros desenvolvedores estrangeiros entraram no mercado de Dubai para capitalizar a demanda sem precedentes por propriedades na fase de planejamento de residentes e investidores. Os preços e aluguéis também subiram, pois a população do emirado aumentou significativamente, alcançando 3,781 milhões de pessoas.
Em agosto, o volume total de transações de vendas aumentou 0,28 por cento, atingindo 16.145 transações, representando não apenas o maior volume de agosto, mas também o segundo maior número mensal de todos os tempos.
Isso continua uma sequência de meses recordes. Na verdade, todos os meses de 2024, exceto abril, alcançaram o maior volume de transações para o respectivo mês, de acordo com o relatório do Property Monitor.
Da mesma forma, os preços dos imóveis também alcançaram picos históricos, atingindo 1.431 dirhams por metro quadrado. Os preços agora estão 82,4 por cento acima do mínimo de abril de 2009 e 16,03 por cento acima do pico de setembro de 2014.
Na ausência de eventos econômicos, geopolíticos ou globais imprevistos significativos, as condições atuais do mercado provavelmente fornecerão a oportunidade para crescimento contínuo ao longo de 2024. Em uma comparação anual, os preços aumentaram 17,7 por cento em agosto, e o crescimento ano a ano foi observado por 42 meses consecutivos, enquanto os preços subiram 11,5 por cento anualmente em agosto de 2024, em comparação com 10,9 por cento em agosto de 2023.
O mercado imobiliário de Dubai continua a mostrar forte impulso com aumentos significativos de preços. O aumento nas vendas de projetos em fase de planejamento é uma grande força motriz, enquanto os altos volumes de transações refletem a confiança contínua dos compradores, apesar de um declínio temporário na atividade hipotecária.
O volume de transações de vendas cresceu para 16.145 em agosto, marcando um aumento de 0,2 por cento em comparação com julho de 2024. Durante o mês, a distribuição das transações imobiliárias com base em Oqood e Títulos de Propriedade inclinou-se a favor do primeiro, com os registros Oqood representando 64,8 por cento de todas as transações, marcando um aumento mensal de 6,5 por cento.