Horários Flexíveis em Dubai: Trabalho e Equilíbrio

Fins de Semana Prolongados, Horários Flexíveis – Trabalhando para o Governo em Dubai Neste Verão
Dubai mais uma vez dá o exemplo no apoio ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: a cidade anunciou que no verão de 2025 reintroduzirá arranjos de trabalho flexíveis para alguns funcionários do setor público. A iniciativa visa aumentar a eficiência, fortalecer o bem-estar dos funcionários e se adaptar ao calor do verão.
Dois Tipos de Horários de Trabalho Adaptados às Necessidades dos Funcionários
A iniciativa, efetiva de 1º de julho a 12 de setembro de 2025, permite que os órgãos governamentais afetados implementem o novo horário de trabalho a seu critério. Os funcionários serão divididos em dois grupos:
O primeiro grupo trabalha 8 horas por dia, de segunda a quinta-feira, com um dia completo de folga na sexta-feira.
O segundo grupo trabalha 7 horas por dia, de segunda a quinta-feira, e 4,5 horas na sexta-feira.
Ambos os sistemas estão alinhados com a estrutura da semana de trabalho oficial de cinco dias, proporcionando flexibilidade e permitindo que os funcionários desfrutem de fins de semana prolongados – particularmente com um dia ou meio dia de folga na sexta-feira.
Sucesso Comprovado: Trabalho Mais Eficiente, Funcionários Satisfeitos
Esta não é a primeira vez que o governo de Dubai aplica um horário de trabalho flexível durante os meses de verão. O programa piloto do ano passado, realizado em 21 entidades governamentais de 12 de agosto a 30 de setembro, produziu resultados inesperadamente positivos. Um feedback positivo de 98% foi registrado no sistema de medição de satisfação dos funcionários. A produtividade também aumentou, enquanto a atmosfera no local de trabalho melhorou.
Proteção Contra o Calor: Proibição de Trabalho ao Meio-dia e Estações de Descanso
Juntamente com o trabalho de escritório flexível, a conhecida proibição de trabalho ao meio-dia está em vigor em todo o Emirados Árabes Unidos, durando de 15 de junho a 15 de setembro de 2025. Este regulamento proíbe o trabalho ao ar livre, principalmente em canteiros de obras, das 12h30 às 15h00 para reduzir os riscos à saúde causados pelo calor.
O cumprimento do regulamento é monitorado e uma multa de 5.000 dirhams por trabalhador pode ser imposta para violações – a multa máxima pode chegar a 50.000 dirhams se múltiplos trabalhadores estiverem envolvidos.
Para proteger os trabalhadores, mais de 10.000 estações de descanso climatizadas foram instaladas em todo o país para permitir que entregadores e operários da construção descansem à sombra e em segurança durante os períodos mais quentes.
Resumo
As iniciativas de trabalho de verão de Dubai focam em aumentar a produtividade e o bem-estar dos funcionários. O horário de trabalho flexível não só proporciona fins de semana prolongados, mas também ajuda a evitar a exposição excessiva ao calor. Medidas exemplares como estas destacam que o desenvolvimento urbano inteligente envolve não apenas infraestrutura, mas também fatores humanos.
(Fonte: Declaração do Departamento de Recursos Humanos do Governo de Dubai (DGHR).)
Se você encontrar algum erro nesta página, por favor avise-nos por e-mail.