Gasolina cai, Diesel sobe em agosto 2025

Preços dos Combustíveis dos Emirados para Agosto de 2025: Leve Queda na Gasolina, Aumento no Diesel
Em 31 de julho de 2025, os Emirados Árabes Unidos anunciaram os preços dos combustíveis para agosto, que estão alinhados com os preços globais do petróleo como parte da prática mensal do país. Com base nos preços vigentes a partir de 1 de agosto, pode-se observar uma leve diminuição nas tarifas da gasolina, enquanto o diesel apresenta um aumento significativo.
Preços dos Combustíveis para Agosto
Gasolina Super 98: 2,69 dirhams/litro (Julho: 2,70)
Gasolina Special 95: 2,57 dirhams/litro (Julho: 2,58)
Gasolina E-Plus 91: 2,50 dirhams/litro (Julho: 2,51)
Diesel: 2,78 dirhams/litro (Julho: 2,63)
Embora os preços da gasolina tenham sofrido uma diminuição quase imperceptível — apenas 1 fil por litro — os preços do diesel subiram 15 fils, o que pode ter um impacto notável nos custos de transporte e logística.
Por Que Essas Mudanças Mensais São Importantes?
Os preços dos combustíveis são um determinante chave da inflação. Preços estáveis ou ligeiramente em queda da gasolina ajudam a evitar que os custos de transporte aumentem, o que resulta em estabilidade para os preços dos alimentos e bens de consumo. No entanto, o aumento dos preços do diesel requer maior atenção, pois afeta principalmente empresas de transporte comercial e logística.
Desregulamentados há uma Década
Exatamente há dez anos, em 1 de agosto de 2015, o governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou que os preços dos combustíveis estariam alinhados com as tendências do mercado global, eliminando a regulamentação estatal. Desde essa decisão, os preços têm sido anunciados mensalmente no último dia do mês, e os novos preços sempre entram em vigor a partir do primeiro dia do mês seguinte.
Em uma Comparação Internacional
Os Emirados continuam a classificar-se entre os 25 países com os preços de combustíveis mais baixos do mundo. Um litro de gasolina no país tem um custo médio de 2,58 dirhams, o que se mantém competitivo em meio à alta dos preços globais dos combustíveis.
O que esperar?
Os preços futuros continuarão a ser influenciados pelo mercado global de petróleo, eventos geopolíticos e as relações de oferta e demanda. Como o consumo de transporte e energia intensifica-se durante os meses de verão, é possível que novos ajustes de preços ocorram em setembro — tanto para baixo quanto para cima.
(Fonte do artigo: Anúncio do Comitê de Preço de Combustível.)
Se você encontrar algum erro nesta página, por favor avise-nos por e-mail.