Cancelamentos Massivos Afetam Companhias de Dubai

Cancelamentos Massivos de Voos no Oriente Médio: Várias Companhias Aéreas de Dubai Suspendem Rotas
As companhias aéreas baseadas nos Emirados Árabes Unidos - incluindo a Emirates, com sede em Dubai, a flydubai e a Etihad, operando a partir da vizinha Abu Dhabi - implementaram cancelamentos e suspensões significativas de voos após o fechamento do espaço aéreo por vários países, incluindo Irã, Iraque, Jordânia, Líbano e Israel. Estas ações foram tomadas como resposta internacional a um ataque militar chamado "Leão em Ascensão" lançado por Israel, visando as instalações estratégicas do Irã, incluindo instalações de mísseis e nucleares.
Mais de uma dúzia de destinos tornaram-se inacessíveis
Os cancelamentos de voos culminaram em 13 e 14 de junho. Os sites do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) e do Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC) indicaram cancelamentos em massa, particularmente para os voos com destino ou origem em países como Irã, Iraque, Jordânia, Líbano, Israel, bem como vários estados caucasianos e da Ásia Central como Armênia, Azerbaijão, Geórgia e Cazaquistão.
Os voos da flydubai para 17 países foram afetados pelas interrupções. Eles relataram que o fechamento do espaço aéreo sobre o Irã e Israel impactaram significativamente as operações realizadas nas horas noturnas. Priorizar a segurança, a companhia aérea enfatizou que está continuamente monitorando a situação e ajustando seus horários de acordo.
Emirates e Etihad: Destinos cancelados um após o outro
A Emirates cancelou vários voos para Teerã, Bagdá, Basra, Amã e Beirute. Da mesma forma, a Etihad suspendeu todos os seus voos entre Abu Dhabi e Tel Aviv, com atrasos significativos esperados nos voos para Amã.
Por exemplo, a Emirates cancelou ou atrasou os seguintes voos:
Dubai–Teerã (EK977, EK978, EK979, EK980)
Dubai–Bagdá (EK943, EK944, EK941, EK942)
Dubai–Basra (EK945, EK946)
Dubai–Amã (EK903, EK904, EK905, EK906)
Dubai–Beirute (EK953, EK954, EK957, EK958)
A Etihad anunciou a suspensão total dos voos para Tel Aviv e alertou sobre atrasos maiores nos voos para Amã.
Air Arabia adota medidas semelhantes
A Air Arabia também cancelou voos para destinos como Irã, Iraque, Rússia, Armênia, Uzbequistão, Azerbaijão, Geórgia e Cazaquistão. Os passageiros estão sendo informados diretamente sobre os voos afetados, e notaram que mais atrasos ou modificações de rota podem ocorrer.
Passageiros são aconselhados a verificar seus voos com antecedência
As autoridades do aeroporto de Dubai confirmaram que vários voos foram cancelados ou atrasados devido ao fechamento do espaço aéreo e aconselham os passageiros a verificarem os sites das companhias aéreas ou os serviços de atendimento ao cliente para as atualizações mais recentes antes da partida. Eles acrescentaram que as equipes no local estão prestando toda a assistência necessária aos passageiros afetados com remarcações e gerenciamento.
O impacto direto da tensão geopolítica na aviação
Esta série de eventos ilustra claramente como rapidamente e diretamente os conflitos regionais podem impactar a aviação civil. Os voos de Dubai oferecem conexões cruciais entre o Oriente Médio, Ásia Central e Europa, de modo que suspensões dessa magnitude afetam não apenas turistas, mas também viajantes a negócios, trabalhadores e passageiros em trânsito.
(Fonte do artigo é baseada no site do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB).)
Se você encontrar algum erro nesta página, por favor avise-nos por e-mail.